“De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? diz o Senhor. Estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes… Lavai-vos, purificai-vos; tirai de diante dos meus olhos a maldade dos vossos atos; cessai de fazer o mal; aprendei a fazer o bem; buscai a justiça, acabai com a opressão, fazei justiça ao órfão, defendei a causa da viúva.” – Isaías 1:11, 16 e 17.
Todas as religiões do mundo mantêm suas cerimônias. Estas formalidades têm o objetivo de chamar a atenção das pessoas para aspectos significativos da religião.
Deus estabeleceu cerimonias para que o seu povo constantemente se lembrasse da promessa de salvação através do Messias. O povo de Deus, entretanto, com o passar do tempo foi desconsiderando os importantes significados das cerimonias religiosas fazendo com que estas se tornassem um fim e si mesmas. O procedimento tornou-se mais importante para eles do que o significado.
Todas as pessoas que professam servir a Deus correm o risco de cairem na formalização da religião. Tal formalização consiste em praticar tudo o que a igreja manda, mas desconsiderar o espírito com que tais cerimônias deveriam ser praticadas.
O verso de hoje mostra que Deus se agrada quando nos purificamos espiritualmente, quando buscamos a justiça e ajudamos os mais fracos. Infelizmente muitos estão tão envolvidos nas “atividades da igreja” que se esquecem dos elementos básicos da religião – elementos como o amor, perdão, tolerância, misericórdia, justiça e altruísmo. Um coração rico destes elementos agradará mais a Deus do que uma pessoa que segue todas as formalidades religiosas sem o devido espírito e compreensão.
Que hoje tudo o que for feito para Deus seja motivado pelos princípios corretos.
Oração: Amado Deus. Sou humano e carnal, tenho a tendência de valorizar o que se vê: as formas, as cerimônias, o cumprimento literal da lei. Mas sei também que o Senhor é espiritual e tem outra visão: valoriza as motivações, os princípios, o que está no coração. Ajuda-me a ser mais espiritual, Senhor. Ajuda-me a valorizar aquilo que realmente tem valor. Que a prática da minha religião seja agradável a ti. Em nome de Jesus eu te peço. Amém.