“Ora, chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir. E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles.” – Lucas 15:1 e 2.
O ensino dos judeus era bem claro com respeito ao tipo de relacionamento que um judeu deveria ter com os pecadores. O primeiro verso do livro dos Salmos diz “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”. A regra geral era “Afaste-se dos ímpios. Jamais se una com eles. Sentar-se à mesa com eles? Nem pensar!”
Segundo a lei dos judeus se alguém limpo tocasse uma pessoa impura, ambos ficavam impuros. Mas Cristo veio mostrar algo diferente. Cristo era puro e quando ele tocava em alguém impuro esta pessoa tornava-se pura. Cristo recebia a todos que se achegavam a ele e os convidava: “Vinde a mim, todos…” Cristo não apenas recebia os pecadores como também se assentava à mesa com eles gerando escândalo para a liderança espiritual dos judeus.
Cristo não fazia isso simplesmente porque gostava ou porque aceitava tal situação, mas porque isto era a essência de seu ministério, esta foi e ainda é sua missão. Receber pecadores e impuros e purificá-los é o que Cristo veio fazer pela humanidade. São justamente os pecadores que necessitam de purificação e perdão que devem ir a Cristo. Os sãos não precisam de remédio, nem de médico, mas os doentes precisam.
Amigo. Se você se sente impuro e pecador. Busque hoje o Senhor Jesus.
Oração: Meu Deus, meu Pai. Louvado seja o Senhor por ter enviado seu Filho para purificar o pecador. Nada melhor para um doente do que a presença do médico e dos remédios corretos. Amado Deus ajuda-me a fazer de modo semelhante àqueles publicanos e pecadores que buscaram o teu Filho Jesus. Quero buscá-lo diariamente e dedicar tempo para ouvi-lo. É o que te peço em nome de Jesus. Amém.