“Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, fiquem confundidos os que vituperam o vosso bom procedimento em Cristo.” – I Pedro 3:16.
Algumas pessoas se importam muito com o que os outros dizem a seu respeito. Outras pessoas se importam menos, mas a verdade é que todo indivíduo, em maior ou menor grau, se importa com o que os outros estão falando dele.
Se por algum motivo um grupo de pessoas começa falar mal de você, tenha certeza que logo você ficará sabendo. A questão é a seguinte: Qual deve ser seu procedimento diante da crítica? Em primeiro lugar, lembre-se de que não há e nem houve um indivíduo neste enorme planeta que nunca sofreu críticas. Portanto, quando alguém falar mal de você encare de forma natural. O ser humano tem a tendência de criticar. Vai haver um dia em que muita gente irá te elogiar: o dia do seu velório, mas este é um assunto para outra ocasião.
O verso de hoje fala um pouco sobre a atitude do cristão diante da crítica. O apóstolo Pedro diz que quando formos criticados devemos manter uma consciência limpa diante de Deus e demonstrarmos um bom procedimento para que isso confunda nossos críticos. Jesus foi muito criticado pelos líderes da religião judaica, mas ele respondia com obras e com um bom procedimento.
Nossa boa consciência e bom procedimento falam mais alto do que nossas palavras. Falam tão alto que são capazes de calar até mesmo os críticos mais mordazes. Fale alto hoje através de seu bom procedimento.
Oração: Pai que estás nos céus. Louvado e glorificado seja o teu santo nome. Eu te louvo por sua grandeza e perfeição, pelo seu poder e amor. Só o Senhor é justo e perfeito. Amado Pai. Tenho recebido críticas injustas que têm corroído o meu coração. Tu sabes que minha consciência é limpa diante de ti. Ajuda-me a suportar com paciência as críticas, corrigir o que deve ser corrigido e demonstrar um procedimento compatível com minha profissão de fé. Ajuda-me hoje e sempre. Caminhe comigo. Em nome de Jesus. Amém.